Chega o período de férias e parece que você pensa em fazer absolutamente tudo, menos manter a sua rotina de exercícios. Mas quem vai viajar também não precisa deixar a rotina de lado – ou abusar dos exercícios e esquecer de aproveitar. A questão é encontrar um equilíbrio em que você possa fazer bom proveito dos seus dias longe de casa, ao mesmo tempo que mantém o corpo ativo.

Por isso, separamos dicas para você criar uma rotina para malhar nas férias . Mas, se você não tiver o costume de se exercitar, não precisa começar justamente nas férias, mesmo que essa tenha sido uma de suas resoluções de Ano Novo. Relaxe e dê o pontapé inicial quando voltar para casa.

1 – Levar roupa apropriada é fundamental 

O ponto de partida para malhar durante uma viagem é levar na mala roupas e acessórios apropriados para a atividade física. Não vai pesar tanto mais assim na sua mala um tênis apropriado para a caminhada e uma roupa para você se exercitar. Senão, já viu: “Não trouxe roupa” ou “esqueci o tênis” são outras desculpas muito usadas por quem quer fugir das atividades físicas durante a viagem. 

2 - Fazer caminhadas diárias faz bem 

A atividade física mais simples e acessível: basta ter um par de tênis adequado, uma roupa confortável e reservar pelo menos meia hora diariamente para caminhar. O ideal é fazer logo depois do café da manhã, para dar um gás extra para o resto do dia. A caminhada pode ser em calçadas ou calçadões, na areia ou em trilhas de terra em parques. 

3 - Alugue uma bike e comece a malhar nas férias 

Algumas cidades são planas e possuem ciclovia. Se seu destino de viagem tem essas características aproveite para alugar uma bicicleta e conhecer a cidade de uma forma diferente, além de praticar uma atividade. Enxugar gordurinhas, desenhar as pernas, tonificar o bumbum, melhorar o fôlego… andar de bicicleta pode equivaler a uma aula na academia. 

4 - Sai preguiça! Use a academia do hotel

A maioria dos hotéis de médio e grande porte tem uma academia básica para uso dos hóspedes. Se você já tiver seu treinamento memorizado, aproveite essa facilidade.

5 - Aplicativos com treinos prontos para malhar nas férias 

Aposte nos aplicativos de malhação – para iOS e Adroid – para você cuidar da saúde, definir músculos, enxugar uns quilinhos, aumentar o fôlego e melhorar a flexibilidade. Tudo isso sem sair do aconchego do lar (ou do hotel), sem gastar dinheiro ou gastando pouco. Vamos lá? 1, 2, 3 e… Coragem! 

6 – Exercícios para fazer no quarto do hotel 

Para não sair do foco e o ritmo da malhação, que tal fazer alguns exercícios no quarto? Correr no lugar (skkiping); Correr parado, elevando os joelhos na altura do quadril, é um dos exercícios que não precisam necessariamente de uma academia para serem praticados. 

O agachamento simples também não. Em pé, com as pernas afastadas na largura do quadril e os braços estendidos do lado do corpo; agache flexionando os joelhos enquanto empurra o quadril para trás. É importante que a ponta dos joelhos não ultrapasse a ponta dos pés.

Você pode realizar ainda a flexão de braço. Deitado de barriga para baixo, com as pontas dos pés no chão, apoie as mãos no chão, alinhando-as com os ombros de modo que os cotovelos consigam se flexionar até 90º. Inicie o exercício com uma flexão do cotovelo até que o peito se aproxime do chão; volte à posição inicial com a extensão do braço. Os cotovelos devem ser flexionados para fora. Se estiver muito difícil, você pode apoiar os joelhos no chão. Durante a execução, mantenha o contraindo o abdômen e o quadril firme.

Complete com a Abdominal prancha: de bruços, apoie os cotovelos e o antebraço no chão, deixando-os alinhados aos ombros; alinhe os pés aos cotovelos e deixe apenas as pontas dos dedos apoiadas no chão. O quadril, a coluna e o pescoço devem se manter alinhado, por isso, mantenha o tronco firme e o abdômen contraído durante o exercício.

Ao malhar nas férias, é importante também ficar atento à postura e não esqueça de se hidratar!

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